quinta-feira, 23 de outubro de 2008

NHOQUE DE AIPIM (mandioca) - Jani

Que idéia criativa da Jani... Fazer um Nhoque de Aipim...deve ser muito bom... Sempre costumo usar ela para bolinhos, ou maionese, substituindo a batata, mas como nhoque ainda não testei...adorei a idéia Jani...Parabéns! :DD
Ingredientes:
1 kg de aipim
4 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de óleo para cozimento
Sal
.
Maneira de fazer:
.
Cozinhar o aipim em água com pitada de sal e passa-lo pelo espremedor. Numa tigela misture o aipim com a farinha de trigo, o ovo ligeiramente batido e a margarina. Amasse bem até ficar massa homogênea, no ponto para enrolar.
.
Se for necessário, acrescente mais farinha de trigo para dar o ponto. Numa superfície lisa enrole e vá cortando em rolinhos de mais ou menos 2cm.
.
Numa panela grande coloque água para ferver, junte 1 colher (sopa) de óleo e uma pitada de sal. Jogue um punhado de rolinhos na panela e quando subirem, retire com uma escumadeira. Proceda assim, até terminar os rolinhos.Jogue água gelada sobre eles para que fiquem soltos. Use molho de sua preferência.
.
Sugestão de molho: Molho de tomate
.
Ingredientes:
1.300g de tomates maduros sem pele (com as sementes)
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres ( sopa) de azeite
Sal
Orégano a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
.
Maneira de fazer:
.
Em uma panela coloque os tomates pelados e fatiados. Leve ao fogo baixo, espere amolecer e acrescente a cebola ralada, os dentes de alho amassados, as folhas de manjericão, a salsinha e o azeite. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, com a panela parcialmente tampada. Corrija o sal. Coe para ficar homogêneo.Despeje sobre a massa. Espalhe queijo parmesão ralado e orégano a gosto.Coloque para gratinar no forno.
.
Serve 6 porções.
.
RECEITA E FOTO: Jani Assumpção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário