terça-feira, 21 de outubro de 2008

Salmão em Crosta de Broa e Azeitonas com Migas de Espargos Verdes

Os lombos de salmão são, como todos sabem, muito versáteis. Estes, estavam destinados a serem grelhados e comidos com batatinhas e legumes... Mas uma coisa levou à outra, e surgiu uma outra maneira muto simples de os preparar e , pelo menos, diferente!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de salmão
1 fatia grande de broa
12 azeitonas verdes
sal e pimenta
azeite
12 espargos verdes
1/2 pão alentejano
1 ovo
2 dentes de alho

Preparação:
Comece por preparar o salmão, temperando-o de sal e pimenta. Prepare depois a crosta de broa esfarelando-a. Corte as azeitonas descaroçadas em pedaços, misture com a broa, tempere de sal e pimenta, e ligue tudo com um pouco de azeite.
Coloque os lombos de salmão num pirex e cubra cada lombo de peixe com a mistura de broa.
Leve a forno quente, 200ºC, durante 15 minutos, ou até a crosta de broa estar dourada.
Prepare entretanto as migas.
Arranje os espargos, partindo a parte grossa dos talos e, com um descascador de legumes, descasque as partes mais fibrosa. Coza depois os espargos durante 2 minutos em água a ferver com sal. Escorra, reservando a água, e coloque-os em água fria. Corte-os depois em pedaços e reserve.
Esborrache os alhos e leve-os ao lume juntamente com azeite. Junte depois o pão partido em pedaços e vá juntando aos poucos a água de cozedura dos espargos, até as migas terem a consistência desejada. Rectifique de temperos, junte os espargos partidos em bocados e um ovo batido. Misture bem.
Sirva as migas juntamente com os lombos de salmão.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário