terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cupcakes de arando


Meia dúzia de arandos no pacote a precisarem de ser usados, meia lata de leite condensado cozido no frigorífico aflita para ser usada também e eu sem saber muito bem o que fazer com eles. Sabem quando uma pessoa cisma que tem que usar aqueles ingredientes e que não pode usar mais nenhuns sem ser aqueles?? Pois bem, foi o que aconteceu comigo. Só pensava em usar os arandos e o leite condensado cozido, mais nada.
No site
Epicurious descobri uma receita de cupcakes à medida da minha cisma. Fiz as minhas alterações e lá saíram estes cupcakes.

Ingredientes:
1 ovo
1/2 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
1 1/2 c. de chá de fermento em pó
6 c. de sopa de manteiga
1/2 c. de chá de essência de baunilha
1/2 chávena de chá de leite
3/4 de chávena de chá de arandos

Cobertura:
leite condensado cozido
nozes-pecã

Preparação:
Numa tigela misture a farinha e o fermento em pó. Numa outra tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o ovo e a baunilha. Cuidadosamente vá juntando a mistura da farinha, alternando com o leite. Mexa até estar os ingredientes estarem bem incorporados. Adicione os arandos mexendo pouco.
Coloque a massa em formas de muffins e leve a cozer em forno moderado durante cerca de 20 minutos ou até estarem cozidos e ligeiramente dourados.
Retire do forno e espere que arrefeça completamente antes de colocar a cobertura.
No fim de frios, finalize os cupcakes colocando em cima de cada um uma colher de sobremesa de leite condensado cozido e metades de nozes-pecã.
  • Rectificando o post e para responder às vossas questões sobre o que são arandos, eles são uns frutos que em inglês são vulgarmente conhecidos como cranberries. Por aqui são muito difíceis de encontrar, eu própria nunca os vi à venda nem frescos nem secos. Estes que usei nos cupcakes foram os restante do pacote do qual já tinha usado alguns para fazer estes queques, pacote esse que me foi gentilmente oferecido pela Pipoka. Vão aqui para verem uma imagem de como são os arandos (cranberries).

Nenhum comentário:

Postar um comentário