segunda-feira, 18 de maio de 2009

Arroz Carreteiro

Aprendi com vovó.
Mais uma vez, coisa prática. Porque não sou dessas que se enrolam na cozinha naquele ritual amassa, cozinha, corta, frita, assa, mexe mais um pouco, descansa, mexe de novo... não tenho muita paciência... Gosto do tal vapt-vupt-rápido-gostoso. E esse arroz não deixa de ser isso, além de reaproveitar alimentos!

Como fazer:
Primeiro deixe uma chaleira com água fervente ao lado.
Segundo, pique bem picadinho a carne que sobrou do fim de semana e reserve. Pode ser churrasco ou carne assada no forno. Numa panela coloque a carne com cebola e alho picadinhos também. Não precisa pôr óleo, principalmente se for carne de churrasco, porque se não fica bem gorduroso no final. Se quiser, coloque bem pouquinho meeeesssmooo, tipo menos de 1 colh. (sopa).

Depois de dar uma fritadinha acrescente o arroz. Usei o parboilizado (o próximo post vai falar disso!). Em seguida acrescente o tomate picado sem pele e sem sementes. E depois vai colocando a água aos poucos e mexa. Conforme a água for secando, vai colocando mais e mexa. Eu coloquei umas 4 a 5 vezes água (porque não enche a panela, coloca mais no fundo mesmo sabe? Quase até cobrir o arroz).

Temperei com sal e pimenta calabresa a gosto, e acrescentei um sachê de tempero. Usei o vermelho que é para carnes e arroz. Coloque a água sempre que secar e até o arroz ficar cozido. Tem que ir experimentando de vez em quando, provando, mexendo e ficar de zóio. Depois acrescentei o milho verde. O resultado ficou bem gostoso!

*Não sou muito boa em marcar quantidades quando faço coisa sem receita. Não sei quanto de carne que foi, mas coloquei 1 xíc. de arroz, 1/2 cebola, 1 dente de alho, 1 tomatão, 1/3 da lata de milho. Deu pra 3 pessoas comerem bem e sobrou um tico.
**Se quiser, pode variar os ingredientes, colocar ervilha, ovo cozido picado ou outros temperos que também fica muito gostoso.
***Boa semana pra nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário