quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ossobuco ao Molho de Vinho

Início de inverno, e por aqui a coisa esfria mesmo, não brinca em serviço... Mas, como tudo tem seu lado positivo, e na mesma proporção que o frio vem se aproximando, vamos aquecendo a alma e a barriga com comidinhas mais encorpadas... Me animo e vou pra cozinha!

Sabe aquela bela desculpa do inverno, para comer mais e depois usar aquele casaco enoooorme, o qual abriga confortavelmente a barriguinha adquirida nos meses de inverno austral e, pra aqueles que, como eu, ficam meio tipo os ursos, praticamente hibernando nesse período, e por consequência... reduzindo grandemente sua atividade metabólica... óh dó! :( ... (prometo este ano, mesmo no inverno, me mexer mais! :D ) Isto aqui é a perdição dentro de um prato! Experimente.


06 ossobucos bovino
02 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de óleo
500ml de vinho branco
400 gramas de tomate maduro sem pele e sem sementes
01 talo de aipo (opcional)
50 gramas de bacon em cubos pequenos
02 dentes de alho
Pimenta do reino
Farinha de trigo
01 caldo de carne (dissolvido em 1/2 litro de água quente)
01 cenoura em cubos
01 cebola em cubos
Sal

Com uma faca afiada, fazer incisões na faixa de gordura ao redor dos ossobucos, passar na farinha de trigo e amarrar com uma volta de barbante para manter a forma.
.
Picar a cebola, o alho, a cenoura, o aipo e o bacon e levar ao fogo com o óleo e a manteiga. Fritar até murcharem, em fogo baixo. Reserve. Dourar os ossobucos dos 02 lados, quando estiverem bem dourados, regar com o vinho branco e, assim que tiver evaporado (cerca de 3 minutos), juntar parte do caldo de carne, o tomate, e o refogado reservado.
.
Transfira para uma assadeira e leve ao forno bem quente, por aproximadamente 2 horas, ou até que o ossobuco esteja bem macio. Vá juntando mais caldo de carne à medida que o molho comece a secar. Pouco antes de terminar o cozimento, acerte sal e pimenta se necessário.
.
Servir com o próprio molho do cozimento acompanhado de purê de batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário