quarta-feira, 20 de maio de 2009

Escalopes de frango perfumados

Frango grelhado temperado com canela é uma tradição italiana. Usado sem adoçante a canela age como um perfume, quando combinado alho e limão produz uma marinada com muita fragrância.

INGREDIENTES:
750 g de peito de frango ou sobre coxa de frango sem pele
1 colher de café de canela moída
4 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de azeite, mais o azeite da fritura
sal e pimenta do reino branca moída na hora
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 ovos
3 talos de salsão cortados em pedaços de 5 cm, com folha e tudo

MODO DE PREPARO:
Em um pote com tampa (pode ser um pote de maionese vazio), misture a canela, alho, suco de limão, azeite, sal e pimenta. Tampe e chacoalhe bem para homogeneizar. Coloque a carne de frango em uma tigela e despeje o molho sobre o frango. Mexa bem e cubra com filme e ponha na geladeira para marinar por 2 horas virando ao menos uma vez.
Coloque a farinha em um prato fundo e misture 1 colher de café de sal e um pouco de pimenta. Em outro prato bata os ovos (clara e gema) com um pouquinho de água ate ficar bem homogêneo.
Retire a carne de frango do tempero e passe bem na farinha para que fique todo recoberto. Se faltar, adicione mais farinha com sal e pimenta.
Aqueça o azeite em uma frigideira. Chacoalhe um pouco a carne empanada para tirar o excesso, passe pelo ovo e coloque na hora na frigideira. Não encha demais a frigideira!
Coloque no azeite quente uns pedaços de salsão para fritar junto. Melhora o sabor do frango. Com duas espátulas e com muito cuidado vire a carne e deixe fritar por mais 2 a 3 minutos até que fique levemente dourado. Repita a operação até fritar todos os pedaços.
Coloque o frango em uma assadeira com papel toalha e descarte os pedaços de salsão frito.
Depois de uns 2 minutos disponha o frango em uma travessa com gomos de limão siciliano cortado com a casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário