terça-feira, 26 de maio de 2009

Escondidinho de Carne Seca

Sempre que vou a um restaurante e vejo Escondidinho no cardápio, sou acometido de súbita miopia e não vejo mais nada. Peço na hora. Se tiver (e sempre tem nos restaurantes que servem esse prato) uma boa pimenta, daí então é uma festa. Para poder abusar da pimenta (eu sei que abusei quando começo a transpirar na careca) nada como uma boa cerveja, gelada mas não estupidamente, pois como dizia um tio alemão: “cerveja estupidamente gelada, é para estúpido!”

INGREDIENTES:
1 kg mandioca
600 g de carne seca (ou carne de sol)
2 cebolas cortadas em gomos
200 g de manteiga
300 g de queijo coalho picado
6 colheres de sopa de leite em pó
4 colheres de sopa de leite
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Lave a carne seca, corte em pedaços de tamanho médio e coloque numa panela de pressão com água. Quando ferver, escorra e coloque novamente água na panela até cobrir a carne e deixe ferver novamente.
Escorra mais uma vez; volte a cobrir a carne com água, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia.
Escorra a água, deixe esfriar a carne e desfie. Reserve.
Descasque as mandiocas, lave bem, corte em pedaços de tamanho médio e cozinhe até ficar bem macia. Não coloque sal para cozinhar as mandiocas.
Bata a mandioca no liquidificador com 50 ml do caldo de cozimento da carne seca, o leite em pó e mais leite o suficiente par fazer um purê bem encorpado.
Coloque a manteiga na panela, frite a cebola e depois de 5 minutos junte a carne desfiada.
Em uma travessa de porcelana untada, coloque uma camada de purê de mandioca, uma de carne seca desfiada, outra de purê e assim sucessivamente. A última camada deverá ser de purê.
Para finalizar, polvilhe com queijo coalho picado e coloque no forno previamente aquecido para gratinar.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário