quinta-feira, 21 de maio de 2009

Carnes na Pedra

Pensei várias vezes sobre esta postagem antes de a colocar aqui. Afinal toda a gente sabe fazer carne na pedra, não tem nada que saber... E depois, pensei melhor, e achei que apesar de tudo poderia ser uma ajuda para muitos colocar aqui esta postagem.
Para dar umas dicas sobre os acompanhamentos, e sobre os molhos caseiros que podem fazer em casa... Para simplificar a vida daqueles que gostam de receber, mas não gostam ou não sabem o que cozinhar.
E porque esta é uma excelente (e simples, e rápida) refeição para conviver com os amigos ou a família, aqui fica.
(Deixo apenas ideias e sugestões de como podem fazer. Deixem-se levar pela imaginação e preparem os vosso próprios molhos e decidam outros acompanhamentos.)

Ingredientes para 4 pessoas:

2 bifes grandes de vaca, cortados em pequenos lombinhos
2 lombinhos de porco, cortados em pequenos bifinhos
1 chouriço de carne em rodelas
sal q.b.
alho em pó q.b.

Para os molhos:
1 ovo
sal e pimenta q.b.
óleo q.b.
sumo de limão
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sopa de ketchup
molho inglês q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
1 dente de alho picado
1 colher de sobremesa de pó de caril
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de cravinho
1 colher de chá de açafrão das indias
1 colher de chá de coentros em pó

Para os acompanhamentos:

1 embalagem de batatinhas noisette (congeladas)
2 laranjas
1 pimento verde
salada de alface, couve roxa e cenoura

Preparação:

Comece por aquecer a pedra no forno durante 30 minutos a cerca de 200ºC.
Prepare depois os molhos. Num copo alto coloque o ovo inteiro, a mostarda, um pouco de sumo de limão, tempere de sal e pimenta e coloque um pouco de óleo. Com a varinha mágica bata a mistura até esta ficar cremosa, e vá acrescentando mais óleo, e batendo com a varinha até obter uma maionese, que servirá de molho base.
Divida esta mistura por quatro tacinhas. A uma delas acrescente o pó de caril, e terá um molho de caril. À seguinte acrescente o alho e a salsa picada e terá um molho de alho. Na terceira tacinha junte o ketchup e umas gotas de molho inglês e terá molho coktail. Na ultima tacinha junte os cominhos, o cravinho, os coentros em pó e o açafrão e terá um delicioso molho oriente.
Prepare depois a salada de alface que vai servir como acompanhamento juntamente com a couve roxa e a cenoura ralada. Descasque as laranjas e corte-as em rodelas. Corte o pimento em tiras para o grelhar também na pedra. Frite ou asse no forno as batatinhas noisettes.
Coloque cada um destes acompanhamentos numa tacinha diferente e leve para a mesa juntamente com os molhos, para que depois cada um dos convidados se sirva.
Tempere as carnes me separado com o alho e o sal. Leve também para a mesa em recipientes separados, bem como o chouriço cortado em rodelas.
Chame para a mesa e, cuidadosamente, retire a pedra do forno e coloque-a sobre a mesa, no suporte próprio com as lamparinas já acesas.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário