sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sopa de cogumelos

Essa sopa é uma do vasto repertório de sopas húngaras. Sendo um país frio, toma-se muita sopa, inclusive no verão. Naturalmente, frias. Acontece que esta lógica nem sempre é respeitada, pois bem me lembro de ter tomado sopas quentes todos os dias de minha infância, fosse o gélido inverno da Europa Central ou o inacreditável clima tropical dos 3 meses de verão.

INGREDIENTES:
500 g de champignon de Paris ou shitake
3 colheres de sopa de farinha de trigo
50 ml de óleo de semente de girassol
1 colher de chá de páprica doce
1 litro de caldo de carne
sal

MODO DE PREPARO:
Lave rapidamente os cogumelos. Corte a ponta dos talos. Se for champignon de Paris corte em dois se for shitake em quatro.
Coloque o óleo na frigideira e esquente. Junte a farinha e doure mexendo sempre. Quando a farinha estiver dourada acrescente água fria beeeeeeem devagarzinho mexendo sempre para que não empelote.
Quando chegar a um creme espesso, junte caldo quente aos pouco mexendo sempre até formar um creme ralo. Dai junte isso ao resto do caldo quente da panela.
Nesta frigideira coloque mais óleo e refogue os cogumelos em fogo bem alto por uns 3 minutos apenas. Coloque na frigideira um pouco de caldo e “limpe” bem o fundo da frigideira. Coloque tudo na panela com o caldo. Cozinhe por mais 5 minutos a antes de servir acrescente a páprica doce.
Super fácil, não é?

Serve 4 a 5 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário