quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cuca de morangos


Quando vi a receita da Cuca de mirtilos no blog da Akemi, fiquei a imaginar fazer a receita mas substituindo os mirtilos por morangos. Não é que eu não goste de mirtilos mas nem sempre os consigo encontrar e morangos eu tinha e muitos a precisarem de ser usados. E morangos é um fruto do qual gosto muito em bolos e doces. Decidi experimentar e apesar de ter feito algumas alterações à receita da Akemi, o resultado final foi fantástico e a cuca fez muito sucesso por aqui. Para fazer mais vezes.

Ingredientes:
Farofa:
55g de açúcar
75g de manteiga gelada
100g de farinha
1 c. de chá de canela em pó
1 pitada de sal

Bolo:
3 ovos
110g de açúcar
125g de manteiga à temperatura ambiente
25g de amêndoas moídas (não usei)
125g de farinha de trigo integral (usei da normal)
meia c. de chá de fermento em pó
200g de morangos
geleia de morango q.b. (usei doce)
algumas gotas de sumo de limão
algumas gotas de essência de baunilha

Preparação:
Farofa: Numa tigela misture o açúcar, a farinha, o sal e a canela. Junte a manteiga cortada em pedacinhos e mexa com as mãos até obter uma mistura tipo crumble. Reserve.
Bolo: Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte o sumo de limão e a baunilha. Adicione os ovos, um a um e batendo bem entre cada adição. Junte a farinha peneirada com o fermento e as amêndoas (caso use). Despeje a massa numa forma rectangular previamente untada e forrada a papel vegetal. Com a ajuda de uma faca ou colher, espalhe a geleia ou doce de morango por cima da massa e sobre ela distribua os morangos lavados, sem pedúnculos e cortados em pedaços grandes. Por último, distribua a farofa reservada por cima dos morangos. Leve ao forno moderado a cozer durante aproximadamente 50 minutos. Retire, espere que arrefeça um pouco e só depois desenforme. Corte aos quadrados e sirva.

Nota: Na receita original da Akemi, levava amêndoa ralada na massa e lascas de amêndoa por cima mas eu não coloquei nem uma nem outra porque aqui em casa só eu é que gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário