segunda-feira, 21 de julho de 2008

Soufflé de peixe-gato


Leio poucas revistas femininas, as revistas que costumo comprar são normalmente de culinária e decoração de interiores. Mas da Activa eu gosto. Gosto, e sou assinante há já vários anos. Publicidade à parte, todos os meses essa revista traz consigo um livrinho de culinária de oferta. Cada ano com um tema diferente, e todos os meses vem um livrinho novo para se fazer a colecção. O tema deste ano são as alergias alimentares. No livro deste mês vinha a receita de um soufflé de peixe com muito bom aspecto e que me parecia delicioso. Felizmente não tenho qualquer alergia alimentar mas o soufflé parecia tão bom que decidi pôr a receita em prática. Adorei.
Falta dizer que esta receita se inseria na alergia ao leite de vaca.

Ingredientes:
3 filetes de peixe-gato
1 cebola pequena
1 cenoura
3 c. de sopa de farinha
0,5dl de leite de soja
60g de manteiga de soja
4 ovos
sal e pimenta q.b.
noz-moscada q.b.
salsa picada q.b.

Preparação:
Coza o peixe em água e sal, juntamente com a cebola e a cenoura ambas descascadas e cortadas ao meio. Retire o peixe com uma escumadeira, coe o caldo e reserve.
Desfaça o peixe com a ajuda de um garfo. Num tacho, derreta a manteiga e polvilhe com a farinha. Mexa bem até misturar. Adicione, aos poucos, 1,5dl do caldo de peixe reservado e o leite de soja. Misture bem até obter um creme homogéneo. Retire do lume, junte o peixe e deixe arrefecer um pouco. Adicione as gemas batidas, leve novamente ao lume até engrossar mexendo sempre. Rectifique o sal e pimenta, aromatize com noz-moscada.
Bata as claras em castelo e incorpore-as delicadamente ao preparado anterior, assim como a salsa picada. Deite a mistura em ramequins untados com manteiga e leve ao forno moderado durante 25 a 30 minutos ou até crescer, alourar e ficar firme. Sirva de seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário