terça-feira, 1 de julho de 2008

Nhoque de Espinafre

Quem resiste a uma bela massa com um bom molho? Acho que não há dieta que resista a este sabor... Nunca tinha testado fazer Nhoque de Espinafre, fiz e não me arrependi... Ficou leve, e muito saboroso... Ótimo para uma reunião familiar, ou um jantar com os amigos.

Ingredientes
750 g de batata, descascada
200 g de espinafre
200 g de farinha de trigo
Sal temperado a gosto
pimenta-do-reino a gosto
4 tomate médio sem sementes, picados
1 dente de alho, picado
1 cebola, cebola pequena, picada
1/2 xícara de chá de vinho tinto seco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsa fresca, picada
.
Preparo
Cozinhe as batatas e esprema-as ainda quentes. Lave e escalde o espinafre. Esprema e processe bem o espinafre. Depois, passe pela peneira, apertando bem, e acrescente o creme de espinafre e a farinha às batatas amassadas. Tempere, misturando bem. Trabalhe a massa sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo até obter consistência leve, porém elástica. Separe bolas de massa e com elas faça cilíndros de 2 cm de espessura. Corte os cilíndros em pedacinhos de 3 cm de comprimento. Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre as massinhas e cozinhe-as em água salgada fervente.
.
Quando a massa vier à superfície, retire imediatamente e dê um choque térmico com água gelada. Reserve.
.
Molho
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente os tomates picados e misture bem. Em seguida, acrescente o vinho e deixe reduzir até a metade do volume. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e, ao final, coloque a salsa picada. Em uma panela com um fio de azeite, reaqueça o nhoque e coloque em uma travessa. Sirva coberto com o molho.
.
DICA:
1) O molho pode ser preparado com antecedência, mas só deve ser misturado à massa no momento de servir.
2) Antecipe o preparo do nhoque e leve ao freezer já no formato ideal. Congele em aberto e depois coloque em sacos plásticos (retire o ar da embalagem). Para descongelar, deixe em temperatura ambiente. Depois, esquente em microondas.
RECEITA: Sua Receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário