quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Congress Tarts



Mais uma receita que fiz nas férias, sim porque infelizmente agora o tempo não tem sido muito e a inspiração para cozinhar também não. Como nas férias estive alguns dias em casa, aproveitei para fazer algumas receitas que já queria experimentar à algum tempo. Esta foi uma delas. São umas pequenas e deliciosas tartes que nos deixam fascinados logo à primeira dentada. A receita tirei do livro de pastelaria Le Cordon Bleu.

Ingredientes:
Massa:
200g de farinha
70g de manteiga
80g de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
1 c. de café de essência de baunilha

Recheio:
250g de açúcar
150g de amêndoas raladas
1 1/2 c. de sopa de farinha de arroz
3 claras de ovo
50g de coco ralado
raspa de meio limão
1 c. de café de canela em pó
doce de morango q.b.
coco ralado q.b.

Preparação:
Massa: Peneire a farinha e o sal para dentro de uma tigela grande. Adicione a manteiga, cortada em pedaços pequenos e esfregue tudo com as pontas dos dedos até obter uma mistura tipo migalhas de pão. Junte o açúcar e faça uma cova no meio da mistura. Adicione o ovo previamente batido com a essência de baunilha e amasse. Se a massa estiver demasiado seca, borrife-a com um pouco de água. Transfira para uma superfície enfarinhada e trabalhe com a palma da mão. Molde uma bola e achate ligeiramente. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
Passado o tempo, retire a massa do frigorífico e estenda-a numa superfície polvilhada com farinha. Corte a massa em círculos do tamanho de formas de queques. Rende à volta de 12 círculos de massa.
Unte com manteiga 12 formas de queques e forre o fundo com os círculos. Coloque as formas no frigorífico enquanto prepara o recheio.
Recheio: Peneire o açúcar, as amêndoas raladas, a farinha de arroz e a canela para dentro de uma tigela. Numa outra tigela, bata as claras ligeiramente até estas começaram a criar espuma mas mantendo-se ainda líquidas. Adicione à mistura da farinha e envolva bem. Junte o coco ralado e a raspa de limão.
Retire as formas do frigorífico e coloque no fundo de cada uma, um pouco de doce de morango, cerca de 1 c. de chá. Encha as formas até 3/4 com o recheio e polvilhe com coco ralado. Leve ao forno moderado durante 20 minutos ou até ficarem douradas. Deixe arrefecer antes de desenformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário