quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Tarte de noz-pecã


"Abandonei" o blog por um tempinho mas agora já estou de volta. A verdade é que o tempo não tem sido muito e não dava mesmo para vir aqui escrever. Todos nós temos momentos em que a vida está mais atarefada por isso sei que compreendem a minha ausência.
Quero aproveitar para agradecer a todos que passaram por aqui e deixaram as vossas mensagens a desejar-me um feliz aniversário. Fiquei muito feliz com o carinho de todos vós. Acreditem que significa muito para mim.

O meu aniversário foi repartido em dois dias: no dia de anos estive na companhia da família com o nosso tradicional jantar em que tudo correu muito bem. Recebi muitas prendinhas, entre elas, uma máquina de fazer pão. Imaginam a minha alegria! :)
No dia seguinte (terça-feira), estive na companhia das minhas amigas. Passámos uma tarde e uma noite muito agradável. Foi tudo muito bom e passei dois dias muito felizes. Espero que para o ano seja tão bom como foi este ano.

Bem, chega de conversa e agora vamos passar à receitinha. Sim, já estava na hora de postar aqui uma receita. Ultimamente tenho andado com as postagens meio atrasadas. A inspiração para cozinhar também não tem sido muita, mas felizmente já voltou! A receita de hoje é uma tarte. Fazer tartes é uma coisa que me dá imenso prazer. Adoro! Há muito tempo que andava para experimentar fazer uma tarte de noz-pecã mas ainda não tinha conseguido encontrar esse fruto seco. Noutro dia, finalmente consegui. Assim que pude, coloquei a receita em prática. A tarte é boa, com um sabor muito especial. Fica com uma textura óptima mas não é das melhores que já comi. De qualquer das formas aconselho a experimentarem.



Ingredientes:
Massa:
180g de farinha
120g de manteiga
2 a 3 c. de sopa de água fria
Recheio:
200g de noz-pecã
3 ovos
50g de manteiga já derretida e arrefecida
140g de açúcar amarelo
1,5dl de melaço*
1 c. de chá de essência de baunilha

Preparação:

Massa: Peneire a farinha para uma tigela grande e junte a manteiga. Com os dedos, esfregue a manteiga na farinha até obter uma mistura esfarelada. Junte a água e misture até que a massa fique homogénea. Coloque numa superfície enfarinhada, amasse um pouco e forme uma bola. Estenda a massa, coloque-a no fundo de uma tarteira previamente untada e forrada a papel vegetal, corte o excedente e leve a tarteira ao frigorífico durante 20 minutos. Com a restante massa (das aparas), forme uma bola e estenda. Com a ajuda de uma roda de pasteleiro ou de uma faca, corte tiras compridas para depois colocar sobre o recheio da tarte. Recheio: Espalhe as nozes sobre a massa que está na forma. Numa tigela, misture os ovos, a manteiga, o melaço, a baunilha e o açucar. Bata um pouco e deite sobre as nozes. Coloque as tiras que cortou sobre o recheio de modo a obter um entrelaçado. Leve a tarte a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos ou até que o recheio fique firme. Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar e sirva.

* em vez de melaço pode usar xarope dourado. Tanto um como outro, encontram-se à venda em ervanárias ou nas grandes superfícies. O xarope dourado é um líquido que tal como o nome indica, é dourado e contém sacarina, glucose e frutose. É feito com o xarope que sobra quando se faz o açúcar branco. O melaço é feito da mesma maneira que o xarope dourado mas a sua cor original é castanha-escura e o seu sabor é bem mais intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário