quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Torta Pascualina

Diz-se que, antigamente, na época da Páscoa, esta Torta era muito consumida, por isto o nome... Mas depois tornou-se tão comum, em todas as épocas do ano, por ser uma torta saudável e de baixas calorias. A torta pasqualina é um prato bem típico no Uruguai, e muito consumido em bares, restaurantes e lanchonetes. Sendo uma das mais populares por lá. Então, é um dos pratos que sempre é feito aqui em casa, até porque é uma das preferidas de meu marido.
INGREDIENTES
MASSA
01 xícara de trigo branco
01 e 1/2 xícara de trigo integral
125g margarina light
01 gema
01 colher de sopa de leite
01 pitada de sal
.
Gema para pincelar
.
RECHEIO
01 cebola picada
01 dente de alho amassado
400g de acelga ou espinafre picado pré-cozido (usei escarola desta vez)
01 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de ricota moída
01 colher de sopa de farinha de rosca
1/2 pimentão vermelho picadinho
Sal a gosto
Adobo ou orégano
04 ovos
.
PREPARAÇÃO
Massa: Misture todos os ingredientes, não sovando muito, para não aquecer a massa. Somente para misturar. Forme uma bola e leve para gelar por 20 minutos. Depois com o auxílio de dois plásticos abra a massa em dois discos, um para forrar uma forma de aro removível, e outra para servir de tampa da torta.
.
Recheio: Refogue a cebola e o alho, junte a verdura já pré-cozida, o restante dos ingredientes, deixe esfriar e recheie a torta. Faça pequenas cavidades no recheio, e coloque os ovos crus, um a um com cuidado para não furar as gemas. Cubra com a parte da massa que servirá de tampa, pincele a gema e leve para assar a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja dourada.
Dica: Se quiser pode fazer somente com as claras, não colocando os ovos inteiros. Mas o charme da Torta, é aparecer os ovos inteiros assados. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário