quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ESCONDIDINHO ESPECIAL


ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
COM LINGUIÇA CALABRESA

Ingredientes:
1 e 1/2 kg de mandioca (aipim)
um pouco de leite
manteiga ou margarina
queijo ralado a vontade
2 linguiças calabresas
300g de carne seca(mais ou menos)
salsinha e cebolinha
2 cebolas
alho
sal a gosto

Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca em água e sal até que esteja macia. Escorra e passe-a pelo espremedor de batatas ou amasse-as com um garfo.
Aí leve ao fogo com um pouco de leite e manteiga, para o purê. Reserve.
Deixe a carne seca(ou se sol se preferir) de molho de um dia para o outro para dessalgar. Depois afervente-a, em seguida desfie ou corte em pedaços bem fininhos. reserve.
Numa frigideira ou panela, frite as linguiças calabresa cortadas bem fininhas, não precisa colocar muito óleo porque ela frita c/a propria gordura, assim que estiverem bem fritas, junte a carne seca desfiada ou fatiada, alhos picadinhos ou espremidos, e as cebolas cortadas em rodelas, deixe fritar um pouco e depois desligue, joque a salsinha e cebolinha picadinha, misture tudo.
Montagem:
num marinex ou forma levemente untada, coloque metade do purê(se quiser acrescente cheiro verde picadinho fica ótimo, em seguida o refogado todo e cubra com a outra parte do purê. Polvilhe queijo ralado a vontade e leve ao forno por alguns minutos apenas para gratinar. Pronto, fica muito, mas muito gostoso.

Obs.: Se quiser ao invés de fazer o purê coloque somente a mandioca amassada, mas fica melhor o purê. Sirva com uma salada de folhas verdes. É tudo de bom!
Esta receita me foi passada no supermercado, por uma pessoa do norte, fiz e adorei, é um dos melhores escondidinhos que já comi. Se tiver alguma dúvida deixe recado e bom apetite!

tia deteaté mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário