sexta-feira, 27 de março de 2009

1, 2, Feijão com Arroz


Almoço na vovó. Feijão, arroz, couve refogado com bacon e muuuuuito carinho! Essa minha vó é uma fofa!!

Pesquisei alguns benefícios do feijão:
- Não contém glúten
- O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro.
- Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha.
- É um alimento rico em proteínas vegetais.
- Possui também um alto valor calórico, sendo que 100 gramas de feijão apresenta 330 calorias.
- No Brasil, é muito consumido em combinação com o arroz e também para fazer a feijoada.
- Possui uma boa quantidade de fibras (cada 100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras).
- Ele é produzido durante todos os meses do ano.
- Além do ferro, possui os seguintes sais minerais (potássio, fósforo e cálcio).


Além de ser um alimento tradicional da cozinha brasileira, o feijão, especialmente em sua combinação com o arroz, tem alto valor nutricional. Porém, segundo pesquisa realizada pelo IBGE entre 2002 e 2003, seu consumo vem diminuindo no país. Essa mudança, que se deve, por um lado, ao encarecimento do produto e, por outro, a transformações culturais, tem preocupado nutricionistas e outros profissionais da saúde. Por isso, comer feijão pelo menos uma vez por dia se tornou um dos 12 passos para uma alimentação saudável nas campanhas do Ministério da Saúde e do Instituto de Nutrição Annes Dias, no Rio de Janeiro. E mesmo para quem não aprecia o produto preparado em sua forma usual, há receitas e opções que ajudam a variar o cardápio sem abrir mão dos benefícios que esse alimento proporciona.

Os grãos de arroz contêm metionina, e os feijões, lisina. Ou seja, aminoácidos. Quando estão juntos, são muito mais eficientes na reparação de tecidos do organismo inteiro. Tal performance é rara de ver entre os vegetais. Geralmente são alimentos de origem animal, como as carnes, que apresentam esse perfil protéico. A união também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de reduzir esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é importante para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco de diabete. Sem falar que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade. Outro benefício foi a descoberta na Faculdade de Odontologia em Piracicaba. Cientistas dosaram a retenção de flúor no arroz e no feijão preparados em casa e observaram que eles seguram excelentes teores do mineral após o cozimento. Segundo o dentista Jaime Cury, líder da pesquisa, um bom prato de arroz e feijão aumenta a concentração da substância na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

[Fontes: Suapesquisa.Com, Portal MultiRio, CFAP]


*Como preparo meu feijãozinho carioca? Deixo de molho da noite pro dia e de manhã troco a água. Frito uns pedaços de bacon picados e umas fatias de calabresa, colo folhinhas de louro + temperos + pimentinha e cubro com água. Deixo na pressão por uns 30 min, depois abro a panela pro caldo dar uma engrossada. É isso. Ah, da última vez coloquei uns pedaços de costelinha suína que tinha pronta mas estavam congeladas. Pensa num sabor... Pensou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário