quinta-feira, 19 de março de 2009

Pastéis de Massa Tenra

Se há coisa que já nem me lembrava de fazer era pastéis de massa tenra. Mas lá resolvi voltar a testar as minhas capacidades nestes delicados pastéis, e parece que não me saí muito mal.
A massa derretia na boca, e, ao fritar inchou e ficou com aquelas bolhas, tal como uma boa massa de pastéis de massa tenra deve ficar.

Ingredientes para cerca de 20 pasteis:

Massa:
250g de farinha
100g de margarina
água morna
sal q.b.
Recheio:
1 cenoura grande
250gr de pá de porco em cubos pequenos
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
125 ml de leite
sal e pimenta q.b.
azeite
noz moscada
sumo de limão

Preparação:

Coloque a farinha sobre a mesa, abra-lhe ao meio uma cavidade e nela deite a margarina e o sal. Comece a amassar a margarina com a farinha e vá-lhes juntando água (apenas a necessária para obter uma massa homogénea) e amassando sempre.
Depois de amassada, bata-a em cima da mesa, esticando-a com a mão algumas vezes e dobrando-a. Por fim, faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano e deixe repousar 2 horas.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e aloure os cubos de carne. Junte depois a cenoura em cubinhos, tempere de sal e pimenta e adicione o vinho branco. Deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia.
Passe depois a carne pelo robot de cozinha para picar, e devolva-a novamente ao tacho. Adicione a farinha e o leite e leve novamente ao lume até a mistura engrossar e ficar homogénea.
Rectifique os temperos e coloque um pouco de noz moscada e sumo de limão. Retire e deixe arrefecer.
No momento de utilizar a massa, com o rolo estenda bem fina uma parte e coloque montinhos de recheio sobre ela a intervalos regulares. Estenda outra parte e coloque-a por cima da massa com o recheio. Com a mão dê-lhes um jeito para fazer aderir e para moldar os pastéis e corte-os em forma de rectangulo com uma carretilha.Coloque-os num prato polvilhado com farinha.
Pode congelar os pastéis e fritar sem descongelar quando precisar, ou frite-os logo em óleo abundante e quente. Como opção, pode cozinhá-los no forno.
Sirva com salada ou um arroz de legumes.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário