segunda-feira, 30 de março de 2009

Tartelete de Baunilha com Molho de Ameixas

Visitas a vissssssta! E eu ando ultimamente muito sem tempo, mas não poderia deixar de fazer um agradinho... fui adiantada para a cozinha, por em prática algum docinho... Me sairam estas tarteletes, que fiz bem tamanho mini, pra ser um bocado apenas cada uma... bom para isto... fiz várias, para dar vários bocados...hehehehehe
.
Massa Para Tortinha
1/2 colher chá de sal
150g de trigo
75g de manteiga
02 gemas
02 colheres de sopa de creme de leite
Misture o trigo e o sal, junte a manteiga, as gemas e o creme de leite. Forme uma bola e deixe descansar por 30 minutos coberto com um plástico. Forre as forminhas. Leve para assar em forno pré-aquecido, por uns 5 minutos, ou até começar a dourar. Recheie, decore e leve para gelar.
.
Recheio
.
01 xícara de leite integral
Essência de baunilha
03 gemas
03 colheres de sopa de açúcar
03 colheres de sopa de maisena
20g de manteiga sem sal
1/2 caixinha de creme de leite
.
Ameixas, Damascos e Raspas de Limão (usei para decorar)
.
Misture o leite com a maisena e reserve. Bata as gemas com o açúcar até que fiquem com uma aparência esbranquiçada. Acrescente, aos poucos no leite, misturando bem. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a manteiga misturando bem até dar brilho ao creme. Junte a essência de baunilha e o creme de leite, misture bem. Passe pela peneira caso seja necessário e reserve.
.
Calda de Ameixas
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
04 unidades de cravos da índia
01 colher de sobremesa de amido de milho
Ameixas em calda com a calda(usei meia lata em calda)
Açúcar se necessário
.
Misture o vinho, o suco, os cravos e o amido e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Reserve. Bata as ameixas com um pouco da calda no liquidificador e junte ao creme reservado. Deve ficar com a espessura de um creme suave. Coloque o creme de ameixas e deixe cozinhar mais um pouco. Acerte o açúcar se achar necessário.
.
RECEITA: Internet - com algumas adaptações por Ana Anita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário