segunda-feira, 23 de março de 2009

Rosbife com ervas finas

O rosbife é um dos mais saborosos pratos frios. Muitos usam o lagarto, mas o filé-mignon é mais macio e tem as fibras mais soltas, o que o torna mais bonito. Se preferir o lagarto, escolha uma peça de diâmetro menor. O rosbife fica particularmente saboroso se, na hora de servir, você polvilhar um pouquinho de páprica picante sobre as delicadas fatias.

INGREDIENTES:
2 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grão
4 colheres de sopa de molho inglês
6 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 kg do centro do filé-mignon
2 colheres de sopa de alecrim picado
2 colheres de sopa de tomilho picado
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
sal

MODO DE PREPARO:
Quebre a pimenta do reino em grão. Há duas formas. Uma é embrulhando os grãos de pimenta em um pano e quebrando com um martelo. A outra é espalhando os grãos sobre o mármore e com a ajuda de um rolo de abrir massa, triturar os grãos lentamente.
Misture o molho inglês, 2 colheres de sopa de azeite e o sal. Despeje este molho um uma assadeira. Passe a carne nesse molho até que fique bem molhada de todos os lados. Misture os outros ingredientes na outra assadeira e role a carne nela, para que os tempero grudem bem.
Coloque a primeira assadeira sobre duas bocas do fogão com o azeite restante. Quando estiver bem quente, coloque a carne nela e vá virando até que todos os lados fiquem bem tostados.
Quando estiver pronto, deixe esfriar e depois leve à geladeira. Retire da geladeira 1 hora antes de fatiar.

Serve 6 pessoas como entrada e 4 como prato principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário