segunda-feira, 23 de março de 2009

Assado de Vitelo

INGREDIENTES:
1 corte de pernil de vitelo de 1,5 kg ou 1 paleta de vitelo sem osso
1 colher de sopa de folhas de manjericão fresco
1 colher de chá de tomilho fresco
1 dente de alho amassado em sal
pimenta do reino branca moída na hora
1 copo de vinho branco seco
1 xícara de azeite
100 g de manteiga sem sal
sal

MODO DE PREPARO:
Tempere a carne com sal, pimenta do reino branca, alho amassado, manjericão e tomilho fresco. Deixe no tempero por 30 minutos, fora da geladeira. Ligue o forno e regule para 220 ºC. Aqueça bem uma assadeira em cima do fogão, untada de azeite e de manteiga. Coloque a carne dentro da assadeira já bem quente e toste-a bem de todos os lados. Essa operação deve levar de 15 a 20 minutos. Tire a carne da assadeira, coloque-a em outra e leve ao forno.

A assadeira que foi usada volta ao fogo baixo. Despeje dentro dela 1 copo de vinho branco e com uma colher de pau “limpe” bem o fundo. Ainda em fogo lento, vá mexendo sempre até reduzir o volume do líquido para a metade. Coe esse molho, coloque em uma panelinha e com a ajuda de um “fouet” (batedor de claras) incorpore ½ tablete de manteiga batendo bem.

A carne está no forno assando, regue-o ora com azeite, ora com vinho branco ao longo do preparo. Vire depois de 20 minutos. Aperte a carne depois de 30 a 40 minutos com as costas de um garfo para avaliar o “ponto”. Estando um pouco elástica, estará rosada por dentro. Pode-se também observar o “ponto” espetando um palito no meio da carne. Se sair muito líquido pelo furo, estará aquém do ponto. Recomendo servir a carne ainda rosada. Fica suculenta e muito mais gostosa. Para servir, fatie a carne e coloque por cima (ou por baixo) o molho super quente.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário