sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bolo colorido



Já repararam que ando um bocadinho gulosa???!! Hehe!!! Só tenho postado receitas doces...
Este bolo foi feito na sequência de um pedido especial que o meu afilhado me fez e como são crianças não se pode recusar o pedido delas, não é verdade? :-D
Este bolo é muito engraçado para as crianças por causa do colorido e aproveitei que tinha aqui os confeitos que a minha querida Taty me enviou e coloquei por cima para dar outra graça. Bem, nem imaginam como ele adorou!! Era só a tirar as bolinhas de cima do bolo com aqueles dedinhos pequeninos...

Ingredientes:
5 ovos
300g de açúcar
270g de farinha
250g de manteiga amolecida
80g de chocolate em pó
1 c. sopa de fermento em pó
2 c. sopa de corante alimentar vermelho

Cobertura:
2,5 dl de leite
2 c. sobremesa de farinha maisena
1 gema de ovo
1 tablete de chocolate branco
aroma de baunilha
confeitos

Preparação:
Numa tigela bata a manteiga como açúcar até obter um creme liso, junte as gemas e bata mais um pouco. Adicione depois a farinha alternando com as claras previamente batidas em castelo. Divida a massa em três partes iguais ou quase iguais. Deite uma parte da massa numa forma redonda previamente forrada a papel vegetal. À outra parte da massa, junte o chocolate e misture bem. Deite sobre a massa que está na forma. À terceira parte da massa, junte o corante mexendo bem. Coloque sobre as outras massas que já estão na forma e leve ao lume moderado durante mais ou menos 40 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer.
Prepare a cobertura: Num tacho misture a gema com a farinha maisena, o leite e 1 gota de aroma de baunilha. Leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire e adicione o chocolate partido em pedaços, mexa bem para que o chocolate derreta e se envolva bem no preparado.
Verta sobre o bolo e enfeite a gosto. Eu usei os confeitos e também polvilhei com coco ralado.

Aproveito para partilhar com vocês que a minha querida amiga Raquel do blog Atelier da Casaleira me convidou para ser madrinha do blog dela. A Raquel de quem eu tenho o privilégio de ser amiga não só através do nossos blogs, nas sim da nossa vida pessoal, amiga com quem eu compartilho tanta coisa da minha vida... Obrigada pelo convite!!
Mais tarde postarei aqui o resultado da troca dos miminhos feitos entre madrinha e afilhada para que vocês vejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário