sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Raviolis de damasco seco com molho de morangos


Já vos tinha falado aqui que adquiri um livro só com receitas de massa. O livro é muito completo pois além de ter receitas salgadas que são fantásticas, tem também uma selecção de receitas doces deliciosas. Assim que bati os olhos nesta receita soube que tinha de a fazer mas como ainda era demorada fui adiando a sua preparação. Num destes dias de férias em que estava com tempo decidi por mãos à obra e apesar do trabalho que deu, o resultado final deixou-me completamente rendida... Foi a primeira vez que fiz tanto massa doce como raviolis e acho que até não correu mal. A repetir sem dúvida nenhuma.

Ingredientes:
Massa:
3 chávenas de chá de farinha
1 c. de sopa de açúcar
1 c. de sopa de sumo de laranja
4 c. de sopa de óleo
3 ovos
Raspa de 1 laranja

Recheio:
Cerca de 16 damascos secos finamente picados
Raspa de 1 laranja
1 c. de chá de canela em pó

Molho:
250g de morangos
½ chávena de chá de açúcar

Preparação:
Massa: Numa tigela grande coloque a farinha, misture-lhe o açúcar e faça uma cova ao meio. Numa outra tigela misture o óleo e o sumo de laranja, batendo bem. Parta os ovos para dentro do buraco da farinha, junte a mistura de óleo e adicione a raspa de laranja. Misture bem até agregar os ingredientes. Retire a massa da tigela e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. Amasse durante cerca de 5 minutos, juntando ou água ou farinha, caso seja necessário. Não convém que a massa fique muito pegajosa. Envolva a massa em película aderente e deixe repousar em temperatura ambiente durante 30 minutos.
Entretanto prepare o recheio, misturando os damascos com a raspa de laranja e a canela. Reserve.
Para fazer os raviolis, divida a massa em duas partes iguais e estenda cada uma delas separadamente tentando que fiquem do mesmo tamanho. O ideal seria um rectângulo com aproximadamente 30x20cm. Apare as extremidades da massa com uma roda de pasteleiro. Por cima de um dos rectângulos de massa, ponha colheres de chá do recheio deixando algum espaço entre cada colherada (cerca de meio cm). Pincele ligeiramente com água entre as linhas feitas com o recheio e com cuidado coloque a outra parte da massa por cima, apertando bem nas linhas de modo a unir as massas. Com a roda de pasteleiro, corte em linhas entre o recheio de modo a dividir os raviolis em quadrados.
Coza-os em água fervente com um fio de óleo durante 10 a 15 minutos. Virando de vez em quando até estarem tenros. Escorra e reserve para arrefecer ligeiramente.
Prepare o molho, triturando os morangos com o açúcar. Passe através de um passador de rede para remover as sementes e sirva os raviolis com este molho.

Nota: como a massa ainda rende bastantes raviolis, se pretender pode congelá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário