segunda-feira, 16 de março de 2009

Ragu de Pato

O ragu de coxa e sobre-coxa de pato é um dos melhores picadinhos que conheço. Fica perfeito servido com polenta mole, papardelli (e outras massas largas) e até com arroz.

INGREDIENTES:
9 coxas de pato com sobre-coxa
9 cebolinhas bolinha
18 azeitonas verdes sem caroço cortadas ao meio
250 g de cogumelos de Paris pequenos
250 g de toucinho defumado magro cortado em cubos de 1 x 1 cm
1 alho poro (só parte branca)
2 cenouras em rodelas de 2 cm
2 talos de salsão cortados em pedaços de 2 cm
250 ml de caldo de ave
250 ml de vinho tinto
¼ xícara de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora

MODO DE PREPARO:
Aqueça o azeite em uma panela pesada e frite as cebolinhas e cogumelos em fogo alto até que dourem. Retire-os da panela. Coloque agora o toucinho defumado, doure bem e retire da panela também. Reserve à parte. Ainda em fogo alto, coloque três coxas de pato com a pele. Repita essa operação três vezes. Doure e retire cada uma das partes juntando ao toucinho.
Ainda na panela (vazia), coloque a cenoura, o alho poro e o salsão. Abaixe o fogo e refogue. Junte o caldo e o vinho. Acerte o sal e a pimenta. Remova a pele das coxas de pato. Retorne-as para a panela junto com o toucinho e cozinhe tudo em fogo médio por uma hora com a panela tampada. Coloque as cebolinhas, os cogumelos e as azeitonas e cozinhe por mais uns 15 minutos ou até que a carne fique macia. Se for secando, coloque mais caldo de ave, quente. Tire a carne da panela. Remova os ossos e corte a carne em cubos de 2 cm. Retorne à panela e cozinhe por mais 10 minutos.
Escorra o líquido para outra panela e reduza um pouco. Acerte o sal e a pimenta. Junte o molho reduzido à panela da carne de pato e aqueça tudo.

DICA:
Remover os ossos do pato com a carne quente é muito fácil. Um cortezinho junto ao osso e é só puxar. Deixe esfriar apenas o suficiente para não se queimar.

Serve 8 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário