terça-feira, 10 de março de 2009

Risoto de Palmito

Quando passei no mercado e vi o vidro daqueles retalhinhos de palmito num preço beeem melhor do que estava, pensei de primeira num risotinho... ainda mais que peguei um tanto do arroz arbóreo (é especial para fazer risotos, mais caro porque é importado e ainda não é muito comum no Brasil) que minha vó comprou. Lá fui eu pra cozinha. Um detalhe importante é que o risoto original é feito com vinho branco, mas eu nunca tenho vinho branco, então rolou a famosa adaptação da receita original.

Ingredientes:
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 tomate sem pele e sem sementes picado
- azeitonas picadas a gosto (usei 5)
- 3 colh. (sopa) da água da azeitona
- 1/2 vidro de retalhos de palmito
- 3 colh. (sopa) da água do palmito
- 1 tablete de caldo de legumes
- 1 xíc. de arroz arbóreo (se não tiver, use o arroz branco)
- 1 colh. de manteiga
- água fervente à parte

Preparo:
Refogue a cebola e o alho como de costume, até a cebola ficar transparente. Cuidado para não deixar dourar. Coloque o arroz e deixe um pouco. Mexa sempre. Acrescente o tomate, as azeitonas, a água da azeitona e do palmito,o caldo de legumes e em seguida o palmito. Refogue mais um pouco. Quando começar a secar, vá acrescentando água fervente até o arroz cozinhar. O arroz arbóreo demora um pouco mais, mas deixa mais cremoso.
No final, quando estiver pronto, acrescente a manteiga e mexa até derreter. Retire do fogo e sirva.

*Pelo menos aqui em casa deu certo e não sobrou nada... nem pra minha jantinha ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário