sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Matéria publicada hoje no Guia de O Estado de SP

O espeto perfeito



O especialista em cortes de carne István Wessel vem de uma família húngara que trabalha com carnes há quase 180 anos.



Radicada no Brasil nos anos 50, a família fundou a Wessel Culinária & Carnes, que revolucionou o mercado. A empresa se orgulha de ter apresentado ao país o corte da picanha e produtos como o carpaccio.



István Wessel ensina você a identificar (e preparar em casa) o espeto perfeito. Para começar, aprenda que carnes como picanha, fraldinha e miolo de alcatra são as melhores pedidas. Filé mignon de porco, lombo de cordeiro e sobrecoxa de frango também rendem boas “varetas”. Para os vegetarianos, Wessel sugere churrasquinhos de manga, banana e abacaxi.



– Em espetos de picanha, a gordura deve ficar para o lado de fora porque pode acabar ficando crua entre um pedaço e outro.



– Os cubos de carne devem ter, no mínimo, 2,5 cm para não ressecar. E podem ser intercalados com fatias de berinjela ou abobrinha.



– O sabor do espeto pode ser incrementado se temperos como alecrim, manjericão e tomilho fresco forem misturados ao sal grosso.



– Em carnes que não têm capa de gordura, uma pincelada com óleo antes de assar garante um espeto macio e suculento.



– Os espetos devem ser assados pouco antes de serem servidos (cerca de 15 min.) Se esfriar (o que já é um problema), a carne pode ficar dura.



– No caso dos espetos de frango, escolha sobrecoxa e espete a carne em forma de “U”, com a pele para fora, para não ressecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário