segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Doce de Leite

Finalmente fiz doce de leite! E devo acrescentar que, apesar de não dar trabalho nenhum, foi uma tarefa de amor. Amor pela cozinha, por cozinhar, por admirar a transformação de dois simples ingredientes.
Durante mais de 3 horas o leite e o açúcar estiveram em lume muito brando e eu, de vez em quando, lá ia espreitar e dar uma mexidela, "namorar" aquele doce que muito lentamente se ia formando. E só quem goste muito de cozinhar percebe a necessidade e a importância de fazer algo que demora 3 horas, quando simplesmente podiamos ir ao supermercado e comprar

Ingredientes para cerca de 500ml de doce:

1 litro de leite gordo (utilizei Vigor)
500gr de açúcar
1/2 vagem de baunilha

Preparação:

Numa panela de fundo pesado, coloque o leite, o açúcar e o conteúdo da vagem de baunilha.
Leve a lume brando e vá mexendo, de vez em quando. É preciso alguma atenção para o doce não vir todo para fora enquanto está a cozinhar.
Verá lentamente a transformação. De branco ficará amarelado, depois começará a ficar acastanhado até ficar com a deliciosa cor de caramelo forte. E deixerá de ser líquido para se tornar pastoso. Mas tudo isto ao longo de algumas horas.
Depois de pronto coloque em frascos esterelizados e guarde no frigorífico até utilizar.
Poderá utilizar para rechear mini-croissants folhados, bolachas, para fazer uma baba de camelo irressistível, gelados, rechear bolos e tortas ou simplesmente comer à colherada!

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário