quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Spaghetti All’Ubriaco (Espaguete bêbado)

O nome dessa deliciosa massa teve como inspiração o fato de ser cozido em vinho e água, “mezzo a mezzo”. A massa fica meio escura e o sabor do vinho fica bem presente. Claro que você não vai usar um grande vinho, mas um mau vinho também não. A regra importante para cozinhar massas é que o liquido deve ser abundante. Para duas pessoas são 200 g de espaguete e para cozinhar 2 litros de liquido, meio a meio. Para “primo piato” (os italianos servem a massa como entrada) é divertido e gostoso. Para uma noite fria é um delicioso prato principal. Mas chega de conversa fiada, vamos à receita.

INGREDIENTES:
400 g de espaguete
2 litros de água mais 2 de vinho tinto
Mais ½ taça “para a panela”
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de azeite extra virgem
1 pimenta dedo de moça seca (opcional, mas para mim, fundamental!!!)
¼ de xícara de salsinha picada
sal grosso

MODO DE PREPARO:
Despeje o vinho e a água em uma panela grande e coloque uma boa quantidade de sal grosso. Leve à fervura e coloque o espaguete e mexa para que não grude.
Corte o alho em fatias e doure na manteiga e no azeite misturado. Ponha em uma panela suficientemente grande para colocar a massa depois de cozida.
Quando o alho estiver dourando junte ½ taça de vinho tinto e a mesma quantidade do liquido de cozimento da massa. Deixe reduzir um pouco e apague o fogo.
Quando o espaguete estiver “al dente” acenda o fogo da panela do alho, deixe esquentar bem. Coe o espaguete e passe-o para a panela juntando a salsinha. Continue mexendo a massa na panela para que absorva bem o sabor.
Sirva em tigelas bem quentes e por cima rale um bom Parmesão ou um Pecorino perfumado.

Serve 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário