domingo, 20 de setembro de 2009

Pimentos e batatas recheadas com atum

Batatas e pimentos recheados - desafio de Junho do Cozinheiras Desesperadas

Este foi mais um desafio do grupo "Cozinheiras Desesperadas" do Flickr. Já foi o desafio de Junho, por isso podem calcular como estou atrasada na colocação das minhas receitas. A receita original era de beringelas recheadas, mas como cá em casa não apreciamos especialmente, fiz pimentos e batatas recheadas. Pessoalmente preferi a versão batata. É trabalhoso para fazer durante a semana, por isso aconselho o fim de semana. Aqui fica:

1 pimento vermelho
5 batatas médias
sal
0,5 dl de azeite
1 cebola
3 latas de atum
3 dl de molho de tomate
1 colher de sobremesa de manteiga
1 colher de sobremesa de farinha
1,5 dl de leite
pimenta
noz moscada
120 g de queijo ralado
1 colher de chá de colorau

Lavar as batatas muito bem, sem as descasvar. Levar a cozer cerca de 4 a 5 minutos depois da água estar a ferver (não devem ficar completamente cozidas). Cortar as batatas e o pimento no sentido longitudinal. Retirar o miolo das batatas, mas de forma a ficar uma "tigela" resistente o suficiente para receber o recheio (cerca de 1cm). Limpar o pimento de todas as partes brancas.

Aquecer o azeite numa frigideira e a cebola picada. Acrescentar o miolo das batatas e deixar cozinhar um pouco. Juntar o atum escorrido e o molho de tomate. Deixar refogar um pouco e esmagar com um garfo.

Num tacho à parte, derreter a manteiga, polvilhar com a farinha e mexer bem. Regar com o leite e deixar engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Rechear as batatas e o pimento com o preparado e polvilhar com parte do queijo misturado com o colorau. Colocar num tabuleiro as batatas e o pimento e regar com o molho. Polvilhar com o restante queijo.Vai ao forno até ficarem dourados.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário