terça-feira, 17 de novembro de 2009

Massa de Pimentão Caseira

Lá fazer massa de pimentão, eu fiz! Mas para dizer a verdade, pelo tempo que demora, e em relação à quantidade de pimento usada para conseguir produzir este pequeno frasco (cerca de 2 quilos de pimento arranjado para um frasco de 200ml), é daquelas coisas que não compensa nada fazer em casa.
Valeu pela experiência, e por a ter feito com a ajuda da minha avó que assim me passou a receita. E no dia seguinte a ainda me telefonou a dizer para lá ir buscar uns pimentinhos bonitos que ficavam bem na fotografia!

Ingredientes:

pimentos vermelhos
sal
azeite

Preparação:

Comece por arranjar os pimentos. Lave-os, limpe-os de sementes e corte-os em pedaços grandes.
Leve uma panela com água ao lume. Quando levantar fervura introduza os pimentos e deixe cozinhar até estarem bem cozidos e macios.
Retire os pimentos e deixe a escorrer num passador de rede, aplicando alguma pressão com um objecto pesado durante pelo menos 30 minutos.
Passe depois os pimentos já escorridos para um passe-vite, e reduza-os a puré. Vai reparar que as cascas dos pimentos vão ficar no passe-vite, enquanto toda a sua polpa e sucos se vão libertando.
Coloque depois essa polpa líquida a escorrer, de preferência dentro de um saco ou pano de gase fina, durante pelo menos 12 horas. Vai ficar com uma massa de pimento dentro do pano à medida que a água se vai libertando.
A cada 4 partes dessa massa de pimento acrescente 1 parte de sal e misture bem. Coloque dentro de frascos esterilizados e cubra tudo com azeite para ajudar a conservar.
Está depois pronta a usar nos seus temperos caseiros.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário