segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pato com laranja, limão glaceado com vinagre de vinho tinto

Quase todos gostam do clássico da cozinha francesa: Pato com Laranja. Essa é uma versão menos densa (e bem menos doce, pois o original em muito restaurantes mais parece uma sobremesa!!!!). Para espantar os franceses sirva com abóbora assada que eles acham que só serve para engordar porco.

INGREDIENTES DO GLACEADO:
Casca de 3 laranjas cortadas em tiras
Suco de três laranjas
1½ xícara de vinho branco chardonnay
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de vinagre de vinho (muito bom!!!)

INGREDIENTES PARA O PATO:
8 coxas e sobre coxas de pato
2 galhos de alecrim
sal grosso
pimenta do reino moída na hora
3 limões cortadas em 6 gomos
3 dentes de alho fatiados
casca de três laranjas cortadas em tiras
12 azeitonas pretas
1 xícara de caldo de ave
6 colheres de sopa de azeite de oliva

MODO DE PREPARO DO GLACEADO:
Coloque todos os ingredientes com exceção do vinagre em uma panela para ferver em fogo baixo mexendo sempre para dissolver bem o açúcar. Mexa ate que o liquido fique quase como um xarope. Tire do fogo e misture o vinagre. Reaqueça na hora de servir.

MODO DE PREPARO DO PATO ASSADO:
Para começar seque bem a carne com um pano ou papel absorvente. Pique o alecrim, misture com o sal grosso e a pimenta e tempere o pato. Coloque em uma tigela com o limão, o alho, a casca de laranja, azeitonas sem semente e o azeite.
Deixe no tempero por uma hora.
Aqueça o forno a 200ºC e coloque as coxas de pato (com a pele para baixo) em uma assadeira, despeje o caldo por cima e leve ao forno por 40 minutos. Tire a assadeira, vire as coxas de pato agora com a pele para cima por mais 30 minutos, agora a 180ºC.
Agora tem que ser rápido: coloque a carne em uma travessa aquecida, coe o caldo e remova a gordura. Sirva um pouco do caldo sobre a carne pronta.
Na hora de empratar, coloque a coxa de pato no prato, um pouco do molho, divida a parte sólida da peneira (alho, azeitona e limão) um pouco para cada prato e por cima de tudo uma colherada do glaceado.

Serve generosamente 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário