terça-feira, 17 de março de 2009

Costeleta de Vitelo “alla milanese”

A origem deste prato é motivo de grandes disputas internacionais, já que uma parte do mundo (inclusive o Brasil) o conhece como costeleta à milanesa, mas os austríacos e os alemães o chamam de costeleta à vienense. Seja de quem for a autoria, é sem dúvida brilhante, já que não há quem não aprecie uma boa milanesa. Além da carne, que é muito importante, convém chamar a atenção para outro segredo desse disputado prato: a farinha de rosca. Para ficar realmente crocante e gostosa, a receita leva uns três dias para ser preparada. Não a receita, mas a farinha de rosca. A melhor é a feita em casa e de pão italiano.

INGREDIENTES:
6 costeletas de vitelo europeu
noz moscada
4 ovos batidos
farinha de rosca
1 tablete de manteiga
1 xícara de azeite
sal

MODO DE PREPARO:
Limpe completamente em torno de 5 cm das pontas dos ossos. Bata as costeletas com um batedor de carne para deixá-lo com espessura uniforme de 1 cm e aumentando seu diâmetro. Faça dois pequenos cortes no lado da carne, seccionando o nervo do contorno para que a costeleta não se curve durante a fritura.
Tempere com um pouco de sal e um pouquinho de noz moscada. Não passe em farinha de trigo. Mergulhe no ovo batido e em seguida na farinha de rosca, comprimindo bem a carne empanada com a palma da mão. Com a ajuda de uma faca acerte o formato retirando o excesso de farinha de rosca.
Aqueça uma frigideira em fogo médio com suficiente mistura de manteiga com azeite (3 partes de manteiga misturada com 1 parte de azeite) para cobrir parcialmente a carne. Coloque as costeletas com cuidado e deixe dourar levemente de cada lado, virando com muito cuidado para não soltar o empanado. Colocar diretamente no prato em que será servido, derramando sobre as costeletas um pouco da manteiga da fritura.
Sirva com batatas bem pequenas (batata nova), colocando um gomo de limão com casca para ser espremido sobre a carne.

Serve 6 pessoas

Dica:
Fazendo a farinha de rosca em casa fica muito melhor!
Pegue ½ pão italiano amanhecido, corte em fatias e leve ao forno. Quando estiver dourado, bata no liquidificador até que fique um pó granulado. Está pronta!

Obs: A mesma receita pode ser usada para escalopes de vitelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário