sexta-feira, 6 de março de 2009

Galantine de frango

Esta receita é deliciosa! Não que as outras receitas não sejam, mas esta é especial. Na Hungria, este prato é muito comum, assim como meu nome. Parece uma geléia de mocotó, porém salgada. Esses húngaros são mesmo diferentes! Nossa famosa rabanada é muito servida na Hungria, mas, em vez de açúcar e canela, o que colocam? Sal e páprica. Pode?

INGREDIENTES:
3 litros de água
1 kg de pé de frango
1 salsão
2 cenouras
2 dentes de alho
1/2 colher (chá) de páprica picante
1 kg de sobre coxa de frango sem pele e sem osso
2 colheres (sopa) de raiz-forte ralada
sal

MODO DE PREPARO:
Ferva a água. Junte o pé de frango, o salsão, a cenoura, o alho e a páprica. Acrescente 1/2 colher de chá rasa de sal. Quando a cenoura estiver macia, retire-a do caldo e reserve. Retire também o salsão e o alho.
Deixe ferver e cozinhe por 1 hora para que grande parte da gelatina do pé de frango se dilua no caldo.
Acrescente a sobre coxa ao caldo e cozinhe por uns 30 minutos ou até que a carne fique macia. Acerte o sal. Quando estiver pronto, retire do fogo.
Corte a cenoura em rodelas de 1/2 cm de espessura e espalhe-as no fundo de um recipiente de vidro ou porcelana de uns 4 ou 5 cm de altura. Distribua a sobre coxa por cima.
Passe o caldo por uma peneira fina forrada com algodão para filtrar as impurezas. Com cuidado, despeje o caldo sobre a carne até cobri-la.
Leve à geladeira. Em aproximadamente 2 horas o caldo terá se transformado em uma gelatina bem firme.
Para servir, desenforme a galantine passando uma faca de lâmina bem fina em volta do recipiente para soltar a galantine. Vire sobre uma superfície plana.
Depois de desenformada, corte em quadrados de 4 cm e salpique com a raiz-forte ralada, se possível, na hora.
A gelatina de pés de frango fica bem firme depois de fria.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário