terça-feira, 3 de março de 2009

Lombinho de Porco com Alecrim e Migas de Bróculos

Há umas semanas atrás vi o chef Hélio Loureiro a preparar estes lombinhos no programa Praça da Alegria, na RTP1.
A receita chamou-me a atenção e foi prontamente escrita num pedaço de papel. Da ultima vez que fui às compras, não esqueci de comprar os ingredientes necessários para preparar esta refeição tão simples. Gostei muito, e fiquei fã das migas de bróculos.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco
6 dentes de alho
2 raminhos de alecrim fresco
1 copo de vinho tinto
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 cabeça de broculos pequena
2 fatias grandes de broa de milho
1 cebola

Preparação:

De véspera, ou com algumas horas de antecedência, tempere a carne de porco cortada em nacos com 4 dentes de alho picadinhos, sal e pimenta, o alecrim fresco e o vinho tinto. Deixe ficar em vinha d´alhos no frigorífico num recipiente tapado.
Coza depois os broculos em água temperada de sal ou ao vapor.
Leve uma frigideira ao lume com azeite e aloure a cebola cortada em meias luas e 2 dentes de alho picadinhos. Assim que a cebola começar a ficar translucida, acrescente a broa previamente esfarelada e deixe envolver bem na mistura de azeite, alho e cebola. Acrescente depois os floretes de broculos previamente cozidos e mexa bem. Acrescente também um pouco de água da cozedura dos bróculos para as migas ficarem mais consistentes. Rectifique de sal e pimenta e reserve.
Enquanto prepara as migas, prepare também a carne. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite (ou banha) e frite os nacos de carne, bem escorridos da marinada, em lume forte até ficarem dourados de todos os lados.
Sirva as migas com a carne de porco.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário