sexta-feira, 6 de março de 2009

Paillard

É com o Filé Mignon que se prepara o conhecidíssimo “Paillard com Fetuccini”. A propósito, não podemos deixar escapar a oportunidade para se fazer um importante esclarecimento. Para muitos Paillard é a carne cortada em fatias finas, já que no Paillard com Fetuccini, se Fetuccini é a massa, Paillard, só pode ser a carne. Engano grosseiro. Paillard, ou melhor, Paillarde é um prato criado por um famoso “chef” parisiense do século XIX, chamado Paillarde. É uma fatia fina de vitela ou de entrecôte, ligeiramente batida e grelhada sem condimento. Sal e pimenta do reino, só depois de pronto e servida com gotas de suco de limão. O Paillarde foi um restaurante freqüentado pela elite da época, como o futuro rei Eduardo VII para comer, não o Paillarde, e sim pato recheado. Assim, o nome correto do prato é: Fetuccini a Paillard, em homenagem ao seu criador.

DICAS DE PREPARO:
Preparar o Filé Mignon a Paillard é simples, mas alguns cuidados devem ser tomados:
1. Por ser fatia muito fina é realmente melhor para conservar a suculência, salgar quando pronto. Com cuidado, sempre pouco sal.
2. Uma pitada de pimenta do reino moída na hora sobre a carne ainda crua melhora em muito.
3. A frigideira deve ser de preferência as de ferro, daquelas bem pesadas, e deve ser bem aquecida antes de colocar a carne pra grelhar.
4. Para grelhar sempre use pouca gordura para que a carne não levante as bordas. O melhor mesmo é o azeite, mas pode ser óleo com manteiga.

ACOMPANHAMENTOS:
• Fetuccini na manteiga com ervas frescas
• Purê de batata ou de mandioquinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário