terça-feira, 8 de setembro de 2009

Compota de Nectarinas com Cardamomo

Eu sei que todos sabemos que os melhores Doces e Compotas são feitos com fruta doce e bem madura, e que não deveríamos aproveitar para isso a fruta que não é boa.
Acontece que detesto deitar coisas fora. Principalmente comida. Apesar de estas nectarinas não saberem a quase nada quando as comemos, resolvi não as deitar fora. Preparei então esta compota aromatizada com o cardamomo. Se as nectarinas não prestavam, o doce, pelo contrário ficou delicioso!
Devo dizer que este foi a primeira compota que preparei na Máquina de Pão. Depois de já ter visto o mesmo em tantos blogues estava cheia de vontade de experimentar. Mas confesso que prefiro o método tradicional!

Ingredientes:

500gr de nectarinas descascadas e partidas em pequenos pedaços
300gr de açúcar
1 colher de chá de Cardamomo em pó

Preparação:

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina do pão, e escolha o programa para compotas. Ao fim desse tempo, e para o doce ficar bem apurado, faça mais um ciclo na máquina de pão, mas desta vez apenas utilizando o programa de cozedura. (Se não tiver ou quiser utilizar a máquina de pão, coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume brando até o doce ter a consistência desejada!)
Retire o doce da cuba da máquina, passe-o pela varinha mágica, se desejar. Coloque-o em frascos esterilizados, reche-os e vire os frascos de pernas para o ar, de modo a criar um vácuo natural que ajuda a conservar o doce.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário