quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tabuleiro de Bacalhau e Camarão

Tive azar com a preparação deste prato! O que estava para ser o jantar apenas para mim e para o M., tornou-se em mais um jantar com os nossos amigos FV e AM. Até aqui nada de mais... Pena eu não saber (como foi possível!!!!???) que o FV não é muito dado a Bacalhau com Natas, e este prato é bastante semelhante a esse clássico da cozinha portuguesa. E como se não bastasse, ficou ligeiramente salgado. (Nada de especial, mas com umas pedrinhas a mais!) E para não pensarem que a mim me sai tudo bem, aqui fica a confissão!
De resto é um prato saboroso, simples de preparar, e uma versão ligeiramente melhorada - para quem gosta de camarão- do bacalhau com natas!

Ingredientes para 4 pessoas:

6 batatas médias
1 cebola grande
2 postas de bacalhau demolhado
1 folha de louro
3 dentes de alho
300gr de camarão calibre 20/30
2 colheres de sopa de creme instantâneo de marisco
250 ml de leite
150 ml de água
azeite
pimenta q.b.
200ml de natas (magras, de soja, normais...)

Preparação:

Lave e descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas. Frite as batatas até ficarem douradas ( Pode ser na actifry ou em algo semelhante!).
Entretanto, numa panela misture a água e o leite e, assim que levantar fervura coloque o bacalhau e deixe cozer 5 minutos. Retire e deixe arrefecer, reservando o líquido da cozedura. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas. Descasque os camarões. Reserve.
Corte depois a cebola em rodelas finas e leve a alourar no azeite juntamente com os dentes de alho picados e a folha de louro. Junte o bacalhau e o camarão e deixe cozinhar un s minutos temperando com um pouco de pimenta.
Num tachinho coloque o creme de marisco e vá regando com o líquido da cozedura do bacalhau(cerca de 300ml) até obter uma espécie de bechamel. Junte depois as natas, misture bem e rectifique os temperos desligando de imediato o lume.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque no fundo as batatas já fritas. Por cima ponha a cebolada de bacalhau e camarão, e termine com o molho de natas e marisco.
Leve ao forno quente apenas para gratinar, e sirva com uma salada de folhas verdes.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário