segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Atum com molho teriyaki e hortelã da ribeira


Já de regresso depois de umas semanitas de férias que infelizmente passaram bem depressa mas que tentei aproveitar da melhor maneira. Recarreguei baterias e pude descansar bastante sem preocupações horárias e até mesmo alimentares. Cozinhei todos os dias claro, mas nada de muito elaborado nem de difícil preparo. Tive alguns dias de inspiração em que as receitas correram muito bem e que vou colocar aqui aos poucos. Hoje a minha proposta são uns suculentos lombos de atum com o delicioso molho teriyaki pelo qual me apaixonei recentemente e que confere um sabor especial aos pratos. A receita foi inspirada numa que vi no site da Vaqueiro.
Ainda estou a meio gás por isso desculpem-me por hoje ainda não ir visitar os vossos cantinhos dos quais sinto tantas saudades e estou ansiosa para ver o que têm andado a cozinhar mas hoje o tempo é limitado, vim mesmo só dizer-vos que estou de regresso. Obrigada a todos pelos comentários de boas férias que deixaram.

Ingredientes:
4 lombos de atum
2 dentes de alho finamente picados
2 c. de sopa de molho de tomate
2 c. de sopa de molho teriyaki
sumo de 1 limão
sal e pimenta q.b.
hortelã da ribeira
pimento vermelho
azeite q.b.
1dl de água a ferver

Preparação:
Tempere os lombos de atum com sal, pimenta, os dentes de alho picados e o sumo de limão. Deixe marinar durante 1 hora.
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira larga e funda, coloque os lombos de atum e deixe alourar de ambos os lados até estarem cozinhados. Retire os lombos e mantenha-os quentes. Corte o pimento em tiras e coloque na frigideira, deixando alourar. Deite por cima a água a ferver, junte a polpa de tomate, o molho teriyaki e a hortelã da ribeira. Tape e deixe ferver durante uns minutos. Sirva os lombos de atum com o molho por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário