quinta-feira, 9 de julho de 2009

O fermento... ainda estará bom?

Se guardou o fermento fresco no frigorífico ou o fermento seco num pacote aberto, e está na dúvida se o fermento ainda estará bom, ou se já está sem efeito, aqui encontra a solução.
Faça o seguinte:
Junte metade de uma colher de chá de açúcar em meia chávena de água morna e misture até o açúcar se dissolver. De seguida junte uma colher de chá de fermento à mistura anterior e deixe repousar durante 10 minutos num local quente, por exemplo dentro do forno a uma temperatura muito baixinha.
Passados os 10m, vá ver se nota modificações: deverá existir espuma na superfície da mistura e um cheiro acentuado a fermento. Se conseguiu obter isto, parabéns, poderá fazer o seu pãozinho à confiança com o resto do fermento, porque continua bom! Se nada acontecer, é porque o fermento já não está bom e o seu pão não crescerá, por isso mais vale deitar fora o fermento e comprar um novo.

E perguntam vocês: mas como é que esta experiência diz isso?
É simples, caro Watson: por termos água aquecida e um ambiente quente, e ainda com o açúcar a ajudar à fermentação, estão reunidas as condições para o fermento actuar. Quando o fermento actua, ocorre uma reacção química em que é libertado dióxido de carbono, que acaba por ser o responsável por criar as bolhas de ar dentro do pão. Por isso se vir espuma ao cimo da mistura, quer dizer que o fermento actuou mesmo e libertou o dióxido de carbono.

Por isso convém não esquecer:
- Se comprou fermento fresco a mais, congele em porções para ser utilizado numa próxima vez. Depois quando o quiser utilizar congelado, nem é preciso meter a descongelar: basta desfazer essa porção de fermento congelado em água morna, que será a quantidade de água indicada na receita de pão que estiver a seguir.

- Se comprou fermento seco, basta conservá-lo num local fresco, seco e sem contacto directo com o ar: se tiver rasgado a embalagem do fermento, basta transferir o fermento seco para um saquinho de plástico, retirar o ar e fechar o saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário