quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pão-de-Ló Recheado (sem glúten, sem lactose, sem soja)

Presta atenção na "fofura da massa". Só tenho uma palavra para descrever: HUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMM!
Dia de limpeza em casa e a barriga atacada de vontade de comer qualquer coisa no meio da tarde (porque uma banana não foi suficiente...).

Não pensei duas vezes e peguei o telefone:
- Vó, como que vc faz aquele bolinho branquinho, tipo pão-de-ló?
- Ah, é o pão-de-ló mesmo. Para cada ovo coloque 1 colh (sopa) açúcar e 1 colh. (sopa) de farinha de trigo* (a substituição está no fim do post). Primeiro separe as claras e bata em neve até ficar durinha. Depois bata as gemas com o açúcar, mas bata bem tá? Até ficar amarelinho bem clarinho. Depois vai acrescentando a farinha. Depois coloca 1 colh. (chá) de fermento em pó e mistura com a colher. E depois mistura as claras em neve bem devagar. E depois leva assar numa forma untada e enfarinhada. Mas cuida porque assa bem rapidinho tá?
- Tá bom vó... e dá pra cortar e rechear?
- Dá. Tua madrinha faz assim, com recheio de fruta. É só esperar esfriar, cortar no meio ou fazer rocambole com o recheio que quiser. Pra ficar um bolo bom, dá pra fazer com 6 ovos.
- Ai vóvis, que delícia... brigada linda! Depois te conto se deu certo!
- De nada lindona!

Na falta da mamãe, Deus me deixou essa vó coisa mais querida, 2ª mãe mesmo. Aprendo um monte com ela... suspiros... :) Ah, e experimentem esse bolinho, pq é bom demais e super-versátil!

*Lembram que contei que estava substituindo a farinha de trigo por metade da medida de farinha de arroz e a outra metade por farinha de soja? Então... a partir de hoje vou testar a metade da medida de arroz e a metade de fécula de batata, que foi o que fiz nessa receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário