sábado, 5 de setembro de 2009

Cheesecake de praliné



160g de queijo fresco caseiro
3 colheres de sopa de açúcar amarelo (ou adoçante)
1 pacote de bolacha Maria
2 colheres de sopa de margarina
4 folhas de gelatina
Praliné
25g de água
125g de açúcar amarelo
1 mão cheia de nozes
Comece por fazer a base, picando na picadora as bolachas e a manteiga. Coloque esta mistura no fundo de uma tarteira de fundo amovível.
Faça o recheio, hidratando e derretendo as folhas de gelatina e misturando muito bem o queijo, os iogurtes e o açúcar. Junte tudo às folhas de gelatina já derretidas e mexa bem até que forme uma mistura homogénea (pode ser com uma varinha mágica). Verta esta mistura para cima da base e leve ao frio por 6 horas.
Faça depois o praliné. Numa panela, coloque a água e o açúcar. Misture bem e ligue o lume. Não mexa enquanto ferve e tenha o cuidado de desligar o lume quando o caramelho ficar com uma tonalidade dourada. Está pronto quando retirar uma gota e esta solidificar rapidamente. Coloque o caramelo por cima das nozes e deixe arrefecer. Pode colocar o caramelo num tapete de silicone ou por cima de uma pedra mármore (desde que untada com óleo). Deixe arrefecer muito bem, despegue o praliné e pique-o até que fique com textura de farinha.
Depois de verificar que o recheio está firme, salpique a parte superior do cheesecake com o praliné e desenforme. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário