segunda-feira, 6 de julho de 2009

Legumes Gratinados

Este anos os meus avós, depois de eu a minha mãe muito termos insistido, lá se decidiram a semear courgettes. O resultado foi melhor do que o esperado, e temos sido presenteadas com courgettes sempre que os meus avós vêm lá da quintinha! Algumas mais pequenas, outras com mais de quilo e meio, a fartura tem sido muita, e toca de aproveitar.
Tenho o congelador carregado de puré para sopas usando as courgettes, e não só. Mas há muitas mais maneiras de as comer. Grelhadas, recheadas, assadas no forno, estufadas, ... e gratinadas!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 courgette
1 cenoura
1 pimento
sal e pimenta q.b.
farinha q.b.
molho bechamel q.b.

Preparação:

Lave muito bem os legumes e descasque a cenoura. Corte os legumes em fatias com cerca de 0.5cm de espessura.
Num tabuleiro que vá ao forno e à mesa disponha um pouco de molho bechamel no fundo. Passe as fatias de courgette generosamente por farinha (para absorver a humidade que se vai libertar durante a cozedura e para ajudar a engrossar o molho!) e disponha-as no fundo dao tabuleiro.
Tempere com um pouco de sal e pimenta, cubra com um pouco de bechamel. Repita o processo para o pimento, e depois para o pimento, finalizando com nova camada de courgette e molho bechamel.(Se quiser poderá polvilhar com queijo!)
Leve a forno quente, durante 30 minutos até os legumes se deixarem atravessar por uma faca, e o molho estar gratinado.
Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário