quinta-feira, 2 de julho de 2009

Compota de Pêssegos Caseiros com Baunilha

Como tem sido habitual estes ultimos anos, os pessegueiros da quintinha dos meus avós dão mais pêssegos do que aqueles que nós conseguimos comer. E mesmo depois de distribuir pela família e amigos, ficamos sempre com uma quantidade enorme. Portanto, todos os anos ponho mãos à obra e preparo compota de pêssego.
Este ano já fiz duas vezes. A primeira leva de pêssegos foi transformada nesta compota, apenas usando casca de limão para aromatizar. Desta vez, para não ser sempre igual, usei uma aromática vagem de baunilha e a compota ficou também deliciosa.

Ingredientes:

Pêssegos
açúcar
vagem de baunilha

Preparação:

Limpe os pêssegos de peles, caroços e algum bocadinho mais "amachucado" e corte-os em pedaços .
Pese a fruta arranjada e coloque dentro de um tacho, onde tudo caiba à vontade, juntamente com o mesmo peso em acúcar (eu costumo sempre "roubar" um bocadito no açúcar, mas não muito, porque senão o doce estraga mais depressa). Abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementinhas no seu interior. Junte à msitura de açúcar e pêssegos, bem como a restante vagem, e leve ao lume.
Assim que levantar fervura, mude para o lume mais pequeno que tiver e ponha no mínimo de modo a que mal se note que o doce está a ferver. Deixe ir cozinhando assim lentamente até o doce estar no ponto. E não se esqueça de ir mexendo!
Estará no "ponto" quando, colocando um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo depois de arrefecido fique uma "estrada aberta", ou seja as duas metades do doce não se juntam logo.
Depois de ter o doce no ponto deixe arrefecer e coloque em frascos previamente fervidos e enxutos. Tape os frascos e coloque-os virados de pernas para o ar. Isto permitirá que o frasco crie um vácuo natural e o doce se conserve por mais tempo.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário