Azedinha, é uma erva pouco conhecida no Brasil, mas na França, a erva semelhante, a
"oseille" frequenta os melhores restaurantes na França e foi o vegetal que imortalizou a célebre "Saumon à l'oseille" (salmão com azedinha) de Pierre Troisgros um dos fundadores da Nouvelle Cuisine no começo dos anos 80. Pierre é o pai de nosso grande chef, Claude Troisgros, que vive há décadas no Rio de Janeiro.
INGREDIENTES:
12 costeletas de cordeiro
120 g de azedinha
8 folhas de hortelã fresca
½ limão
100 ml de vinho branco seco
100 ml caldo de vitela
400 ml creme de leite fresco
100 g manteiga
sal e pimenta do reino preta moída na hora
MODO DE PREPARO:
Limpe bem as pontas dos ossos das costeletas removendo toda a gordura e nervos. As azedinhas devem ser lavadas e depois enroladas em forma de charuto pra serem cortadas em finas fatias. A hortelã deve ser bem picada.
Passe sal e pimenta na carne. Aqueça um pouco de manteiga na frigideira (preferencialmente de ferro fundido) e coloque as costeletas já em temperatura ambiente para dourar. Estando ao ponto retire e reserve coberto com um pano. Rapidamente jogue fora o excesso de gordura da frigideira. Coloque uma colherada de manteiga e a azedinha. Deixe cozinhar em fogo lento por alguns minutos. Junte o vinho branco e deixe reduzir para metade, junte o caldo de vitela e depois o creme. Cozinhe por mais 4 a 5 minutos. Junte agora o resto da manteiga aos pedacinhos e algumas gotas de limão. Acertar o gosto de sal e pimenta. Volte as costeletas para a frigideira por mais 1 minuto. Salpique com a hortelã e sirva com parte do molho em uma molheira. Acompanhe com vagens finas e batatas ao vapor.
Serve 4 pessoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário