A paleta é bem mais saborosa e suculenta que o pernil, ressalva é a apresentação. Enquanto o pernil é todo redondo a paleta é mais chata, assim a aparência é bem menos festiva. A compensação é o sabor que é superior, sem dúvida.
INGREDIENTES:
1 paleta de cordeiro sem o osso da pá (omoplata) de aproximadamente 1,5 kg
1 kg de feijão branco
1 “bouquet garni” (salsinha, tomilho e louro, por exemplo, dentro de um saquinho de gaze)
1 cebola roxa inteira
2 cebolas grandes inteira
1 cebola roxa picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 tomate maduro sem pele e sementes
3 dentes de alho
1 colher de sobremesa de folhas de tomilho fresco
6 batatas semi cozidas em água e sal
½ xícara de azeite
100 g de manteiga
sal e pimenta do reino moída na hora
MODO DE PREPARO:
Coloque o feijão branco em uma panela de água fria com sal e o “bouquet garni”. Cozinhe em fogo lento até que fique quase ao ponto. Adicione mais água (quente) se necessário. Junte a cebola roxa inteira, o tomate, as duas cebolas inteiras, dois dos dentes de alho e pimenta do reino. Cozinhe por mais 15 minutos.
Enquanto o feijão está cozinhando, corte o outro dente de alho em 4 e enfie na carne com a ajuda de uma faca pontuda. Tempere a paleta com sal, pimenta e tomilho. Coloque-a com as batatas na assadeira untada com manteiga, e leve ao forno pré aquecido em 180 graus por 1 hora e 45 minutos, regando a cada 15 minutos com um pouco de azeite. Vire de lado a cada 20 minutos.
Quando a carne estiver quase pronta, retire do feijão as cebolas cozidas e o tomate. Jogue fora o “bouquet garni”. Em uma panela pequena derreta o restante da manteiga e doure a cebola roxa picada. Junte as cebolas cozidas, e o tomate que foram retirados do feijão. Com um garfo, amasse tudo, mexa bem até que se transforme em um molho de tomate. Misture tudo isso ao feijão. Sirva a paleta em uma travessa grande tendo em volta as batatas polvilhadas com a salsinha e o feijão branco.
Serve 4 pessoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário