Esse “ragoût” preparado de uma maneira muito particular é um dos pratos mais populares da Irlanda e presente nos cardápios de inúmeros restaurante pelo mundo. É comida para dias frios. Ao contrário da maioria dos “ragoûts” (picadinhos) a carne não é dourada antes, daí ser chamado de “ragoût” branco. Tampouco se usa farinha, a batata amassada é a única forma de se engrossar o molho.
INGREDIENTES:
1 kg de paleta de cordeiro desossada
1 kg de pescoço de cordeiro desossado
3 cebolas grandes
4 batatas holandesas grandes
1 “bouquet garni” composto de um amarrado de tomilho, 1 folha de louro e salsinha
4 alho poró
15 batatas novas pequenas
15 cebolas redondas pequenas
2 colheres de sopa de salsinha picada
sal e pimenta do reino preta moina hora (bastante pimenta pois seu sabor deve aparecer)
MODO DE PREPARO:
Corte a carne em pedaços. Para que o “ragoût” fique bem claro cozinhe os pedaços em água com sal (coloque na água ainda fria para manter a cor branca). Esse cozimento deve ser de aproximadamente 15 minutos. Drene.
Coloque a carne em camadas intercalando com as cebolas cortadas em rodelas finas, fatias finas de batata e o alho poró fatiado. Junte o “bouquet garni”. Tempere com sal e pimenta e cubra com água. Cozinhe por 1 hora a 1 hora e meia (verifique a maciez depois de 1 hora). Estando quase macio, retire os pedaços de carne da panela coloque o que restou em um liqüidificador e faça um purê. Volte tudo para a panela, carne e purê e coloque dentro as batatas pequenas e as cebolas pequenas já branqueadas (branquear é dar uma fervida em água com sal). Adicione um pouco mais de água quente se for necessário. Acerte o tempero, lembre-se: deve ser bem apimentado para ser o verdadeiro Irish Stew. Cubra a panela e termine o cozimento. Salpique antes de servir com uma generosa porção de salsinha picada.
Serve 6 a 8 pessoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário