quinta-feira, 2 de julho de 2009

Livro "Pão - Como Fazer à Mão ou à Máquina"



Este livro "Pão - Como Fazer à Mão ou à Máquina" encontra-se à venda na Fnac, JardiCentro ou no Jumbo (e provavelmente em livrarias) e fala sobre o pão, receitas, tudo o que gostamos de saber sobre o pão. Está na minha lista de sugestões de prendas que dei ao meu marido (rsrssr) porque o meu aniversário está a aproximar-se :)

Aqui ficam os detalhes, se também quiserem comprar o livro.

Título: "Pão - Como Fazer à Mão ou à Máquina"
Colecção: Culinária
Autor: Eric Treuillé e Ursula Ferrigno
Editora: Civilização
Ano de edição: 2008
Peso: 1030 g
Nº de páginas: 168








SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Os FUNDAMENTOS DO PÃO
GALERIA DE PÃES
Uma selecção ilustrada dos pães mais apetitosos do mundo
PÃO FRANCÊS
PÃO ITALIANO
PÃO BRITÂNICO
PÃO EUROPEU
PÃO AMERICANO
PÃO ORIENTAL
PÃO DE FESTA
INDISPENSÁVEIS NA PADARIA
Um guia completo e ilustrado dos principais ingredientes e equipamentos para fazer pão FARINHAS DE TRIGO
OUTRAS FARINHAS
INGREDIENTES
EQUIPAMENTO
TÉCNICAS BÁSICAS
As técnicas essenciais necessárias para dominar os princípios para fazer pão
COMO COMEÇAR
USAR UM ISCO
MISTURAR.
AMASSAR
USAR ELECTRODOMÉSTICOS
FERMENTAR E VAZAR A MASSA
TENDER E ÚLTIMO LEVEDAR
BRILHO
DECORAÇÃO
PREPARAÇÃO DA COZEDURA
COZEDURA
jardicentro
USAR UMA MÁQUINA DE FAZER PÃO
GUARDAR E CONGELAR
Cerca de 100 receitas inspiradas nas tradições panificadoras de todo o mundo, desde iscos de massa azeda a focaccias recheadas
PÃES BÁSICOS
MASSAS AZEDAS E OUTROS PÃES USANDO ISCOS
PÃES CONDIMENTADOS
PÃES ENRIQUECIDOS
PÃES ESPALMADOS
PÃES RÁPIDOS
PÃES DE FESTA
RECEITAS COM PÃO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
GLOSSÁRIO
ÍNDICE
AGRADECIMENTOS

Introdução
Na França e na Itália, de onde somos naturais, uma refeição sem pão não é refeição. Nestes países, o pão é levado muito a sério. A visita diária à padaria é um ritual que pontua o ritmo da vida. As pessoas escolhem o pão com um cuidado especial e são clientes leais do padeiro da sua eleição. Diz-se que a mesa não está posta enquanto nela não houver pão. O pão é utilizado tanto para acompanhar como para comer: um pedaço de pão é usado como garfo secundário e também para rapar o prato. De facto, para muitos, a culinária começa com uma côdea dura de pão que as mães dão aos bebés para morder.
Por todo o mundo, o pão tem um papel fundamental em festas e celebrações, tradições e superstições. O pai de Eric, como outros da sua geração, ainda marca o sinal da cruz com a ponta da faca na base do pão antes de o cortar. Lembramo-nos bem, quando éramos crianças, de nos avisarem para não pormos o pão de pernas para o ar na mesa porque isso nos traria azar.
Ambos tivemos o privilégio de começar a fazer pão muito cedo. De facto, o primeiro contacto do Eric com a cozinha profissional foi com o pão; durante as férias, trabalhou como mitron - aprendiz de padeiro - no Le Fourntl, a boulangerie do seu tio, no Sudoeste da França. Úrsula lembra-se dos serões quentes de Verão quando a avó acendia o forno de lenha no terraço da casa de família na Campânia.
Recorda-se da fragrância doce a fermento, da massa que parecia crescer por magia e da textura, suave e elástica, quando a tendia numa rodela fina, pois era tradição de família que cada pessoa tendesse e recheasse a sua própria pizza.
Quando o trabalho nos afastou dos nossos lares para Londres, ficámos baralhados e chocados com a aceitação de um pão inferior, produzido massivamente. Foi o nosso natural apreço pelo pão com o qual fomos criados que nos impeliu a fazer pão em casa para nós próprios e depois a ensinar aos outros.
Além de providenciar um bom alimento, algo de maravilhoso acontece na sua cozinha e na sua vida quando fazer pão se torna uma actividade regular.
Esperamos que este livro lhe traga o mesmo prazer e satisfação que a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário