Aqui vai o "clássico" de todas as cozinhas portuguesas! Não há cozinheiro que não tenha feito pelo menos uma vez este prato! Não sei porquê, mas acho que deve ser um dos pratos de bacalhau mais feitos e com mais variações.
Não é dos meu pratos de eleição, mas no outro dia lá fiz a receitinha, usando as variações da minha sogra, que lhe acrescenta cenoura ralada e retira as natas substituindo-as por molho bechámel. Neste caso, não as eliminei completamente, para manter o nome ao prato!
Ingredientes:
Bacalhau demolhado
Azeite
alho
louro
cebola
cenoura
batatas
óleo para fritar
farinha
margarina
leite
noz moscada
pimenta
sumo de limão
sal
natas
Pão ralado
Preparação:
Coza o bacalhau, limpe-o de peles e de espinhas e desfaça-o em lascas. Corte a cebola em meias luas, pique o alho e leve ao lume numa frigideira com azeite e uma folha de louro. Quando a cebola começar a ficar translucida, junte o bacalhau e deixe cozinhar. Rale a cenoura e junte ao preparado do bacalhau. Rectifique de sal e pimenta, mexa bem e reserve.
Entretanto corte as batatas em cubos ou rodelas e frite em óleo bem quente. (As batatas não precisam de ficar douradas!)
Faça o molho bechamel. Coloque num tacinho um bocadinho de margarina a derreter, polvilhe com farinha e deixe a farinha cozer. Vá depois juntando leite pouco a pouco, até a mistura ficar com a consistência desejada. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão.
É então altura de juntar as batatas com a mistura de bacalhau e com o molho bechamel. Misturar bem e colocar num pirex. Regar tudo com as natas e polvilhar por cima com pão ralado.
Levar a forno quente até ficar tostadinho!
Bom Apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário