quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bola de Carne

Tudo começou porque uma colega me deu uma receita de Bola de Carne e eu ainda fui fazer pesquisa no Google sobre esta receita.
A que me pareceu mais simples é esta que aqui vos apresento e foi retirada daqui. Rende bastante para duas pessoas comilonas como nós. Numa refeição comemos metade do que está no tabuleiro e depois fomos petiscando pequenos quadradinhos da bola fora das refeições. Acabou por sobrar 1/3 da bola mas é a quantidade ideal para uma festa, por exemplo, ou para entrada/petisco num jantar de amigos.

Ingredientes:
  • 6 ovos,
  • 1 copo de água com leite,
  • ¾ do mesmo copo de óleo
  • 3 copos, iguais aos anteriores de farinha,
  • 2 colheres de chá de fermento em pó,
  • chouriço cortado em pedaços fininhos,
  • fatias de fiambre cortadas aos pedaços,
  • bacon cortado aos pedaços,
  • eu acrescentei um resto de carne assada cortada aos bocadinhos.
Confecção:

Batem-se os ovos inteiros com o óleo durante 15 minutos, com a colher de pau, ou 5 minutos com a batedeira eléctrica.
Em seguida, juntam-se aos poucos, o leite a farinha e o fermento para não formar grumos.
Por fim juntam-se as carnes e deita-se, o preparado num tabuleiro untado com margarina e polvilhada com farinha.
Vai ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 30 minutos.
Para ver se a bola está cozida espete-lhe um palito. Se este vier seco a bola está pronta Desenforme e quando estiver frio delicie-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário