segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Hamburguers do Jamie Oliver

Todos sabem a minha paixão pelo Jamie Oliver. Nunca me esqueci do primeiro programa que vi.
Foi em 1998, na BBC Prime, e o Jamie Oliver, na altura ainda com aspecto de adolescente imberbe estava a cozinhar um rissoto de ervilhas e camarão. Era um episódio do "The Naked Chef".
Nunca tinha visto ninguém a cozinhar com aquele à vontade e com aquela paixão. Se já na altura gostava de cozinhar a partir do momento que passei a seguir o "The Naked Chef" fiquei a ser ainda mais entusiasta pela cozinha. Lembro-me de falar no Jamie Oliver e de ninguém conhecer, nem mesmo nas livrarias onde avidamente buscava os livros que sabia editados no Reino Unido.
Tenho pena de a maioria das pessoas, pelo menos em Portugal, terem demorado tanto tempo a descobrir o Jamie Oliver. Ainda bem que agora é conhecido por todos.
Foi condecorado pela Rainha de Inglaterra, é convidado regular na "Oprah". Os seus livros estão expostos em todas as grandes superfícies e traduzidos em português. Os seus programas passam na nossa televisão. Aparece em revistas e jornais portugueses...
E eu continuo a adorar o Jamie Oliver. Tenho todos os livros, gravo todos os programas, e defendo-o de cada vez que ouço ou leio alguém criticar a sua maneira de estar na cozinha ou de cozinhar. Identifico-me com aquela paixão que ele tem pela comida, com a maneira como desmistifica os alimentos, em como faz o acto de cozinhar parecer a coisa mais simples do mundo
Assim sendo, aqui fica mais uma receita do Jamie. Podem encontrar a receita original no seu novo livro " Jamie´s Ministry of Food", na página 146, com o nome A Cracking Burguer.
E Bom Carnaval a todos!

Ingredientes para 6 hamburguers:

12 bolachas Cream Crackers
4 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de Mostarda de Dijon
500gr de carne picada
1 ovo
sal e pimenta q.b.
azeite
6 folhas de alface
2 tomates
6 fatias de queijo flamengo
6 pães de Hamburguer

Preparação:

Pique as bolachas no robot de cozinha e coloque-as numa taça. Junte depois a carne, a salsa e a mostarda. Adicione o ovo e tempere de sal e pimenta. Com as mãos, misture tudo muito bem
Divida a carne em seis partes iguais e molde formas redondas com cerca de 2cm de altura
Coloque no frigorífico antes de cozinhar.
Leve um grelhador ou frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e cozinhe os hamburguers de ambos as lados.
Entretanto lave as folhas de alface e corte o tomate em rodelas. Barre o pãozinho de hamburguer com o molho da sua preferência (maionese, ketchup, mostarda, ...) e coloque a alface, umas rodelas de tomate e em seguida o hamburguer e uma fatia de queijo flamengo.
Sirva com umas batatas fritas aos palitos.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário